Dra. Joana Lunardi

• IMG_8419

Dra. Joana Lunardi

Pneumologista

O que é o enfisema pulmonar?

Enfisema pulmonar

Enfisema pulmonar com destruição dos alvéolos pulmonares.

O enfisema pulmonar é uma condição pulmonar crônica caracterizada pela destruição dos alvéolos, diminuindo a capacidade dos pulmões de trocar oxigênio e dióxido de carbono.

Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas em formato de saco localizadas nos pulmões. São essenciais para a respiração, pois é onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ar inspirado e o sangue. Eles são como pequenos bolsões cercados por capilares sanguíneos, onde o oxigênio passa dos pulmões para o sangue e o dióxido de carbono segue o caminho oposto, sendo expelido do corpo durante a expiração. Essa troca gasosa nos alvéolos é fundamental para que o corpo obtenha oxigênio suficiente para suas funções vitais e elimine os resíduos metabólicos.

O tabagismo, principal causa do enfisema pulmonar, provoca inflamação crônica nos pulmões, a qual leva à liberação de enzimas que destroem o tecido elástico dos alvéolos. Com o tempo, ocorre a formação de grandes bolsas de ar, reduzindo a área de superfície disponível para a troca gasosa. Com isso, ocorre acúmulo de resíduos metabólicos (dióxido de carbono) e redução da oxigenação do corpo, levando aos sintomas de falta de ar, cianose, cansaço, sonolência, entre outros.

O que causa?

A principal causa do enfisema pulmonar é o tabagismo, porém, existem outras causas possíveis para o desenvolvimento da doença.

Tabagismo, poluição industrial e uso de fogão a lenha

Quais os sintomas?

Os sintomas geralmente são de início insidioso e muitas vezes são atribuídos, erroneamente, a idade avançada.

Os principalmente por sintomas apresentados são:

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico deve ser realizado por médico capacitado e envolve história clínica detalhada, exames físicos, testes de função pulmonar como espirometria (para medir a capacidade pulmonar) e gasometria arterial (para avaliar os níveis de gases no sangue). Imagens como radiografia de tórax e tomografia computadorizada (TC) são utilizadas para confirmar danos estruturais nos pulmões.

Tem cura ou apenas tratamento?

Infelizmente o enfisema pulmonar não tem cura, pois após a destruição dos alvéolos pulmonares, não há formas de regenerá-los. Porém, existem diversos tratamentos medicamentosos e não medicamentosos que fornecem aos pacientes uma melhora na qualidade de vida, um aumento na expectativa de vida, redução na perda de função pulmonar e diminuição do número de exacerbações e infecções respiratórias.

O fim da exposição a causa do enfisema pulmonar é fundamental para o tratamento, ou seja, cessação de tabagismo, afastamento de churrasqueiras e queimadas, eliminação da exposição ao fogão a lenha, e controle de exposição a outros poluentes.

As medicações inalatórias, as famosas “bombinhas”, são uma forma de tratamento, sendo frequentemente associadas a fisioterapia respiratória com vistas a reabilitação pulmonar e uso de oxigênio suplementar se necessário.

Este texto visa esclarecer algumas dúvidas prevalentes de pacientes de forma clara e breve. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e agente uma consulta.

Uma resposta